cascata poço da broca

Cascata do Poço da Broca

A Cascata do Poço da Broca é uma queda de água destacada pela sua beleza inigualável. Localiza-se na ribeira de Alvôco mais propriamente na Aldeia de Barriosa, em Vide. Esta pequena queda forma a agradável praia fluvial conhecida pela sua tranquilidade. É impossível ficar indiferente a este lugar resultante da intervenção humana.

cascata do poço da broca

Esta magnífica paisagem resulta da intervenção direta do homem que há mais de 200 anos percebeu que se desviasse o curso da água esta seria melhor aproveitada para a agricultura. As zonas de difícil cultivo mais concretamente no xisto e em zonas onde os próprios rios formam curvas apertadas sofreram alteração. Nesse mesmo estreitamento dos rios com o uso de brocas abriu-se um corte. Assim as águas foram desviadas do seu curso e desta forma obteram-se terrenos agrícolas planos e com fácil irrigação. É nessa sucessão que a água cai a uns metros consideráveis formando desta forma um poço, daí o seu nome, “Poço da Broca”.

cascata do poço da broca

Local perfeito para passar um dia bem diferente onde a paisagem deslumbra, onde as águas são frias e cristalinas, típicas de águas de montanha. Ao percorrer os diversos desníveis pode encontrar numa das margens um restaurante de nome “Guarda Rios. Aqui pode desfrutar de uma deliciosa refeição onde se destacam o profissionalismo e a dedicação. Possui uma esplanada com uma belíssima paisagem ideal para aqueles fins de tarde ao som de boa música. Conta também com estacionamento e casas de banho.

cascata do poço da broca

Por se situar no extremo sudoeste do Parque Natural da Serra da Estrela e por ser banhada pela ribeira de Alvôco é que este local se torna único, sendo considerado um pequeno paraíso. Além desta beleza paisagística ainda podemos encontrar nestas margens garças, lontras, melros peixeiros e guarda-rios.

Descubra mais…

Como Chegar à Cascata do Poço da Broca

Coordenadas GPS: 40°17’33.3″N 7°45’13.9″W

Onde ficar



Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.