praia fluvial de São Sebastião da feira

Praia Fluvial de São Sebastião da Feira

É no concelho de Oliveira do Hospital que se encontra a airosa Praia Fluvial de São Sebastião da Feira. Toda a natureza envolvente é de extrema tranquilidade abraçada pelos choupos que cobrem a zona de banhos. Esta praia é ideal para ter um dia um pouco diferente pois vale imenso a pena fazer um percurso diferente, isto é, partir à descoberta pelos trilhos. O cenário que irá encontrar pelos trilhos é de uma perfeita concha em comunhão com a natureza que a envolve. Nessa concha acomoda-se a população onde a vista é de montes onde o Rio Alva é o anfitrião.

praia fluvial de São Sebastião da feira

Toda esta aventura pode começar na Aldeia das Dez, uma freguesia do concelho de Oliveira do Hospital. Este percurso dá início no Largo Alfredo Duarte, percurso esse conhecido como “Na Pegada do Ermitão”. Ao iniciar o percurso a primeira direção a seguir é a Ponte das Três Entradas. É nesta ponte que o rio Alvôco desagua no rio Alva sendo esta uma ponte única em Portugal por ser uma ponte de três braços. O caminho até lá é de campos de cultivo e calçadas romanas. Este cenário leva-nos a utilizar a nossa imaginação sobre os antepassados. Toda esta zona é enriquecida de verde essencialmente pelos castanheiros. Passe a ponte e percorra o trilho mesmo junto à margem do rio Alva.

praia fluvial de São Sebastião da feira

Ao chegar à Praia Fluvial de São Sebastião da Feira depara-se com um cenário bastante arborizado com um açude onde a forma do leito do rio Alva é em S invertido. As sombras são criadas pelos maravilhosos chapéus de palha no extenso areal situado na margem direita do rio. Nesse mesmo areal é possível encontrar um campo de volley e uma rampa de acesso à agua para que pessoas com mobilidade reduzida possam usufruir dos banhos. Conta com um bar de apoio com esplanada e ainda mesas para que possa aproveitar a refeição em convívio. A época balnear inicia-se a 1 de Julho terminado a 31 de Agosto, sendo por isso vigiada neste período. É notável a beleza da Roda de Água ali presente que antigamente servia para tirar água do rio para rega.

praia fluvial de São Sebastião da feira

No ano de 2017 foi pela primeira vez galardoada como Praia Acessível – Praia para Todos, sendo por isso todas as estruturas de apoio acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida.

praia fluvial de São Sebastião da feira

Descubra mais…

Como Chegar à Praia Fluvial de São Sebastião da Feira

Coordenadas GPS: 40°18’54.2″N 7°51’56.9″W

Onde ficar



Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *