barragem da idanha

Barragem da Idanha

A Barragem da Idanha designada por Barragem Marechal Carmona situa-se bem perto de Idanha-a-Nova. Construída durante o Estado Novo em 1946, o rio Pônsul é o responsável por esta albufeira. A Junta Autónoma das Obras de Hidráulica Agrícola foi a encarregue pela coordenação da construção da barragem. Nesta infraestrutura é possível visualizar um Brasão Nacional Português com as iniciais J.A.O.H.A. Esta barragem conta com um descarregador de cheias.

Na altura da sua construção esta destinava-se para produção hidroelétrica e aproveitamento de águas para agricultura. Atualmente é um local com uma grande atração turística.

barragem da idanha

Esta albufeira é o local ideal para passar um dia diferente. Possui bastante vegetação e é dotada de uma grande paisagem pacífica sobre este enorme lago. Local bastante visitado por amantes da natureza e de desportos náuticos. É conhecido na região como um centro de lazer acolhendo variadas provas desportivas no âmbito da pesca. Como não existe muito vento no local esta barragem é o local ideal para a prática de pesca desportiva. Pode ainda andar de mota de água, fazer remo, canoagem e vela. Se prefere fazer uma caminhada também é possível existem percursos de reconhecimento. A prática de escaladas é uma das modalidades mais radicais ali existentes.

barragem da idanha

Perto da barragem existe o Parque de Campismo Municipal com capacidade para duas mil pessoas. Está equipado com bungalows, restaurante, minimercado, piscina, lavandaria, dois campos de ténis, espaço para tendas e caravanas.

Bastante conhecida nacional e internacionalmente pelo Boom Festival realizado durante a lua cheia no mês de Agosto. A Barragem da Idanha acolhe este festival de música alternativa conhecido também por ser todo ele ecologicamente sustentável.

barragem da idanha

Como Chegar à Barragem da Idanha

Coordenadas GPS: 39°58’34.2″N 7°10’50.6″W

Onde ficar



Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *