Sem dúvida que é um local imperdível para quem visita o Algarve. A Cascata do Pego do Inferno é a maior na sucessão de três cascatas, a Cascata da Torre e a Cascata do Pomarinho. Esta cascata é alimentada pela ribeira da Asseca e corre sobre uma variedade de pedra calcária originando uma belíssima lagoa. O carbonato de cálcio derivado das rochas acumula-se no fundo desta lagoa e origina um espelho de água em tons de verde.
Rodeada por uma paisagem de excelência, devido às cores do local onde se insere em comunhão com a diversa vegetação é uma imagem turística da região. Esta queda de água com três metros bem como todo o espaço envolvente pode ser observado num miradouro existente. Devido à recente requalificação, foi inserido um percurso que nos leva a esse miradouro, o Miradouro do Pego. A paisagem refrescante deslumbra qualquer visitante.
O percurso até este pequeno paraíso faz-se através do parque de estacionamento. Percorra cerca de cem metros até encontrar uma escadas em madeira e desça até encontrar este recanto paradisíaco.
Conta a Lenda …
Esta lagoa é alvo de diversas histórias e lendas que mencionam a profundidade da lagoa (cerca de sete metros). A mais conhecida é sobre uma carroça que se despenhou no local. Os corpos dos animais e dos seus donos nunca foram localizados. Como não conseguiram encontrar o fundo da lagoa chamou-se ao local, Pego do Inferno.
Como Chegar à Cascata do Pego do Inferno
Coordenadas GPS: 37°09’20.2″N 7°41’46.0″W