A Levada do Caldeirão Verde sem dúvida que é uma das levadas mais conhecidas do arquipélago da Madeira. Estes canais de irrigação são responsáveis por levarem a água de povoação em povoação. São acompanhados sempre por um trilho de manutenção o que permite aos amantes de caminhadas deliciarem-se com este percurso. Esta levada é uma importante via pedestre que transporta a água para a Freguesia do Faial, atravessando todo o interior do vale da Ribeira de São Jorge. Construída no século XVIII, possui quatro túneis que foram escavados à mão na rocha. O maior deles tem uma extensão de mais de 400 metros. Antes de iniciar o percurso contemple a Achada do Marques, um pequeno aglomerado populacional. Foi reconhecida como Paisagem Protegida devido à existência de antigos palheiros de pedra e montes agrícolas.
Para esta caminhada, no meio dos vales esverdeados e dos recortes acidentados da ilha, tem que ter em atenção algumas coisas. Leve consigo umas boas botas de caminhada, impermeável, água, comida e uma lanterna de bolso ou simplesmente a lanterna do telemóvel, visto que existem túneis ao longo do percurso. A extensão desta caminhada é de 6,5 km para cada um dos lados. Todo o percurso dura aproximadamente 5 horas e 30 minutos. Aproveite para contemplar uma das melhores vistas sobre a vila de São Jorge.
O início do percurso dá-se no Parque Florestal das Queimadas, bem perto da Casa de Abrigo. Este local é característico de casas típicas de Santana, com telhados de colmo. A altitude no local é de 990 metros e, é possível reparar rapidamente na floresta que se encontra abaixo da levada, a Floresta Laurissilva. Somos deparados por uma magnífica paisagem de hortênsias e plantas tropicais. Esta floresta antiquíssima chegou a cobrir o Norte de África e a Bacia do Mediterrâneo, é Património Mundial em Portugal, protegida pela UNESCO. Possui uma diversidade de espécies vegetais como, líquenes que surgem pendurados nas árvores, fetos gigantes, criptomérias, til, cedros-da-madeira, faias e diversos túneis densos.
Toda esta caminhada é realizada ao longo do leito da ribeira. Passando o primeiro túnel o percurso segue em frente. Atravesse de seguida o segundo túnel com uma extensão de 200 metros e, posteriormente o terceiro que possui uma janela escavada a meio. Tenha atenção à cabeça uma vez que este é baixo. Ao atravessar o quarto túnel já se encontra a 1 km da maravilhosa queda de água do Caldeirão Verde.
Este trilho é de pura beleza selvagem. Tem imensa diversidade de plantas, rochas cobertas de musgo, água que brota de todo o lado e pontes sobre pequenos regatos. Ao continuar a subir pelo leito do rio, prepare-se para encontrar o Caldeirão que fica do lado esquerdo da levada. Esta cratera é constituída por uma enorme escarpa rodeada por uma vasta vegetação. É desta parede que precipita uma cascata com aproximadamente 100 metros de altura, construindo um lago cristalino.
Após esta admirável caminhada, aproveite toda a calma e tranquilidade que este local tem para lhe oferecer refrescando-se nestas águas de um verde profundo. Aproveite e faça um piquenique para recuperar as forças para uma nova caminhada de volta.
Como Chegar ao Caldeirão Verde
Coordenadas GPS: 32°47’00.6″N 16°54’25.4″W