A Praia Fluvial de Avô é das mais belas do país, devido à sua envolvência única com a natureza. Situada na Vila de Avô, em pleno centro, é banhada pelo rio Alva e a ribeira de Pomares. Esta variação de dois cursos de água formam a conhecida Ilha do Picoto que possui diversos pontos de passagem para peões. Pertence às praia fluviais das Aldeias do Xisto.
O verdejante e extenso vale, circunda toda a zona balnear disponibilizando assim variados locais para banhos. Dispõe de uma piscina infantil que é alimentada pelas águas do rio Alva. Conta com uma paisagem fascinante sobre os montes e a ponte de um só arco do século XVIII. Por baixo dessa ponte existe uma zona onde pode apanhar banhos de sol ou simplesmente mergulhar. Todo o relvado é bastante agradável devido às sombras de salgueiros, mimosas e amieiros. A zona de merendas está localizada no alto com vista sobre o rio. Conta ainda com balneários e bastantes passeios pedestres. O bar com esplanada possui uma paisagem incrível.
Esta praia foi recentemente requalificada após ter sido invadida pelas cheias em Fevereiro de 2016. As infraestruturas e equipamentos foram renovados a pensar no bem-estar de todas as pessoas resultando nas melhores condições para pessoas com mobilidade reduzida. O Instituto Nacional para a Reabilitação atribui-lhe o prémio de Praia mais Acessível – Praia para todos em 2016. Este prémio visa reconhecer as duas praias portuguesas que tenham sido galardoadas na última época balnear com a Bandeira de Praia Acessível e que reuniram as melhores condições de acessibilidade, sendo uma referência nacional pela qualidade da oferta de serviços e bem-estar. A cadeira anfíbia existente permite que todas as pessoas com mobilidade reduzida acedam à agua com apoio de nadador salvador.
Aproveite para conhecer mais um pouco desta magnífica vila portuguesa. Visite as ruínas do antigo castelo, as ruínas da Ermida de São Miguel, a Igreja Matriz do século XVII e o Pelourinho do século XVI. Não se esqueça de visitar também o miradouro de Varandas de Avô, com um panorama fantástico sobre toda a vila.
A Vila de Avô e a História
Os romanos em tempos habitaram esta vila em busca de minérios de ouro e chumbo. Pensa-se que foram eles os responsáveis pela construção do castelo, hoje em ruínas. Os Mouros também passaram por ali, mas o primeiro Rei de Portugal, D.Afonso Henriques reconquistou o local reedificando o castelo.
Descubra mais…
Como Chegar à Praia Fluvial de Avô
Coordenadas GPS: 40°17’38.8″N 7°54’20.9″W