praia fluvial da aldeia do mato

Praia Fluvial da Aldeia do Mato

O concelho de Abrantes acolhe uma das praias mais procuradas da região, a Praia Fluvial da Aldeia do Mato. Situada em plena albufeira da Barragem de Castelo de Bode na margem esquerda do rio Zêzere, esta praia deslumbra pela paisagem verde que domina.

praia fluvial da aldeia do mato

Oferece imensas condições para a prática de desportos náuticos. Pode fazer mergulho, canoagem, remo ou wakeboard. Se pretende algo mais aventureiro pode sempre fazer percursos de BTT, percursos pedestres, slide, orientação, tiro ao arco, rappel e até mesmo escalada.

A piscina fluvial flutuante tem sempre nadadores salvadores a garantir a segurança dos banhistas. Tem uma piscina maior para os adultos e outra mais pequena para as crianças. Além disso, tem um cais de acostagem, aluguer de kayaks e gaivotas.

praia fluvial da aldeia do mato

Foi reconhecida pela Quercus pelos galardões de Bandeira Azul e Praia Para Todos pois oferece imensas condições para quem pretende passar umas mini-férias diferentes ou simplesmente passar um dia entre família e amigos. Tem um zona com área de cafetaria e bar, bungallows para poder ficar durante a noite, rampas de acesso a pessoas com mobilidade reduzida, balneários e um parque de merendas onde pode usufruir das refeições em convívio.

praia fluvial da aldeia do mato

A origem da Aldeia do Mato

Aldeia da Mata, seria assim o seu nome por volta do século XIII. O seu nome é devido à quantidade de lenha existente na altura, sendo esta a principal fonte de rendimento. Com a construção da Barragem de Castelo de Bode, toda a zona das oliveiras e pinheiros ficou submersa, nascendo assim a zona a que chamamos hoje, Praia Fluvial da Aldeia do Mato.

praia fluvial da aldeia do mato

Como Chegar à Praia Fluvial da Aldeia do Mato

Coordenadas GPS: 39°32’43.4″N 8°16’36.7″W

Onde ficar

Booking.com

18 comentários em “Praia Fluvial da Aldeia do Mato”

  1. Boa tarde. No passado dia 4 de agosto fui passar o dia á praia fluvial da aldeia. Eno regresso deparei me com uma situação que podia acabar em tragédia, tragédia essa que podia custar muito caro! Eu pessoalmente acabei por me sentir mal, por ver uma estrada muito perigosa para quem nela passa,. Uma estrada sem condições e ainda por cima com uma elevadíssima inclinação, onde não há espaço para passar dois carros,
    . Sem proteções. Agradeço que revegam essa estrutura o quanto antes antes que acabe em tragédia.A

    1. Obrigado pela partilha da sua experiência.
      Infelizmente é nos uma situação alheia, esperemos que as autoridades responsáveis já estejam a par do caso.

      1. Hoje 21 de junho visitei pela primeira vez está praia fluvial,aldeia do mato.
        Algumas coisas ainda se tem que melhor e muito ,para se ter excelente qualidade do local. As casa de banho são horríveis, espaço muito apertado, caixote do lixo a transbordar ,isto às 11:00 da manhã com pouca gente no areal,dando mau cheiro,higiene e limpeza deveria de haver, é nestes locais onde se apanha mais facilmente doenças. Caixotes do lixo a deitarem mau cheiro, no bar o preço praticado nos gelados da Olá é um exagero e com muita pena o que servem deixa muito a desejar…
        De resto gostei da praia ,sossegada, acessível, água muito boa ..

        1. Estive aí no sábado (ontem) dia 29 de julho e adorei. Gostava de saber o contato do bar da praia pois perdi uma chave de automóvel e queria perguntar se alguem entregou .
          Obrigado.

    1. Olá Raquel, deve contactar o proprietário através do email:cabanadorio2200@gmail.com. No entanto também pode procurar outras opções através do nosso parceiro Booking.

    1. Olá Rui,
      Nos temos qualquer informação à cerca do concessionário que explora as atividades náuticas da praia. Aconselhamos que visite o website estações náuticas de Portugal

  2. Bom dia, ontem fui conhecer a praia Fluvial da Aldeia do Mato e achei um local maravilhoso.
    Apenas um senão que quase nos trouxe um grave problema.
    O acesso à praia faz- se, como alguém aqui já referiu, por uma rua muito estreita e com grande inclinação. Só passa um carro de cada vez.
    Como temos uma autocaravana, na saída da praia, ao depararmos com uma viatura a descer, fomos forçados a parar, pois o outro condutor, não se dignou a fazer marcha atrás. Ora uma autocaravana com 3200 kg numa subida não é fácil de fazer ponto de embriange, o que leva a um esforço brutal, que podia ter danificado a mesma.
    Lá conseguimos sair em segurança, mas infelizmente não poderemos voltar nestas condições.
    Para segurança de todos, penso que facilmente se resolvia com a colocação de semáforos, de circulação alternada.
    Muito obrigada

  3. Ainda bem que acabo de ler este comentário, pois estava precisamente a pensar visitar esta praia fluvial, mas de autocaravana. Sendo assum, não irei arriscar.
    Obrigada pelas partilhas!
    MMendonça

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *