praia fluvial de Alvoco das Várzeas

Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas

Perto de Alvoco da Serra nasce a Ribeira de Alvoco, uma das mais limpas da Europa que serve a galardoada Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas. Localizada na aldeia de mesmo nome, esta praia possui algo de místico. Abraçada por uma paisagem repleta de árvores umbrosas e aromas frescos típicos da Serra da Estrela.

praia fluvial de alvoco das várzeas

Foi no ano de 2014 que recebeu 2 galardões, o de Praia Acessível e o de Bandeira Azul. Passado 4 anos mantém estes 2 títulos e adquiriu mais um, o de Qualidade de Ouro, atribuído pela Quercus. É uma praia vigiada com nadador salvador e possui todas as infra-estruturas (cadeira anfíbia, rampas, lugares reservados) para que pessoas com mobilidade reduzida possam usufruir deste paraíso.

praia fluvial de Alvoco das Várzeas

As suas águas cristalinas e pouco profundas são indicadas aos mais pequenos. A pratica de stand up paddle é comum, sendo disponível o aluguer no local. É possível a realização de outras atividades desde, natação, canoagem, btt e passeios pedestres. Pode aproveitar para fazer as suas refeições no parque de merendas com churrasqueira envolvido pelas maravilhosas árvores. Se preferir experimente a esplanada do bar/restaurante que serve deliciosos petiscos. Campo de futebol, casas de banho, balneários, parque infantil, parque de estacionamento são outras infra-estruturas presentes no local.

praia fluvial de alvoco das várzeas

As excelentes condições naturais são ideais para momentos de descontração. Pode usufruir por completo da beleza envolvente nas diversas sombras proporcionadas pelas árvores na zona de relva e no areal. A sublime cascata ali presente alimenta a represa do Açude da Moenda que data o século XVIII. A cereja no topo do bolo desta deslumbrante paisagem é a ponte medieval do século XVI que dá um toque especial.

praia fluvial de Alvoco das várzeas

Não perca para explorar os moinhos presentes na zona como o do Parente, da Ribeirinha, da Volta, das Nogueiras e da Moenda. Inserida também na Rede das Aldeias do Xisto e Aldeias de Montanha pode aproveitar para fazer os Caminhos do Xisto. Pode sempre pernoitar na Quinta da Moenda conhecida pelos seus distintos edifícios, um moinho, um lagar de 1770 e uma destilaria.

praia fluvial de alvoco das várzeas

Como Chegar à Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas

Coordenadas GPS: 40°18’04.3″N 7°50’11.9″W

Onde ficar



Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *