Praia Fluvial de Cardigos

Perto da Barragem de Vergancinho, encontra-se a Praia Fluvial de Cardigos, que pelo nome indica situa-se perto da freguesia de Cardigos, no concelho de Mação.

praia fluvial de cardigos

É um local encantador com uma zona relvada dotada de sombra natural e ainda um espaço com areia e chapéus de palha. Foi eleita a Estrela do Médio Tejo na categoria Partimónio Natural – Praias Fluviais.

praia fluvial de cardigos

Possui 2 tipos de churrasqueiras no parque de merendas com diversas mesas para que possa fazer piqueniques, um bar de apoio a toda a zona, chuveiros, casas de banho e rampa de acesso a pessoas com mobilidade reduzida. Para aproveitar melhor este local magnífico o local possui parque para autocaravanas. Garantindo a segurança de quem a frequenta, durante a época balnear dispõe de nadador salvador.

praia fluvial de cardigos

Aproveite mais um dia em família ou entre amigos, num ambiente de bem-estar em redor da natureza.

Mação e os tempos Romanos

Todo o concelho de Mação é privilegiado para o estudo de paleontologia e arqueologia pois é bastante rico em fósseis. A riqueza na arqueologia é sobretudo da época Romana e prova disso é o balneário Romano em Ortiga.

praia fluvial de cardigos
Um dos mais prestigiados descobrimentos, foi o tesouro da Idade do Bronze composto por 42 peças e também a célebre alabarda de sílex. Os Castros de Amêndoa, da Idade do Ferro, bem como o Castelo Velho de Caratão, da Idade do Bronze e a estação de Vale do Grou são outros monumentos que pode visitar.

Descubra mais…

Como Chegar à Praia Fluvial de Cardigos

Coordenadas GPS: 39°42’32.1″N 8°00’49.4″W

Onde ficar



Booking.com

49 comentários em “Praia Fluvial de Cardigos”

      1. Olá Fabiana, a entrada na praia não tem qualquer custo, no entanto aconselhamos visualizar na app Infopraia a lotação da praia derivado das restrições face ao Covid-19.

    1. Boa tarde,
      Gostaria de saber se este ano é possivel pernoitar com tenda na praia fluvial de cardigos?
      Muito obrigada!

      1. Olá Silvia,

        Não é possível pernoitar com tenda na praia fluvial de cardigos. O campismo com tenda fora de parques de campismo é ilegal em Portugal.

        Cumprimentos
        Praias Fluviais

        1. Bom dia.
          Paga se para entrer nesta praia?
          Tem alguma hora específica para entrar?
          Obrigada pela atenção

          1. Olá Cátia, a praia é totalmente gratuita, porém muito movimentada. Aconselhamos que visite cedo.

          2. Bom dia!
            Temos uma cadela que faz parte da família (as minhas até dizem que é a nossa filha mais nova ????) e que vai connosco para todo o lado, até às compras no supermercado.
            Os cães têm acesso a esta praia?

          3. Olá Fátima, infelizmente animais de estimação não são admitidos nesta praia fluvial.

    2. Pedido de Informações de uma Excursão Para a Praia Fluvial de Cardigos
      De uma Viatura de 50 lugar,
      Para o mês de Agosto
      Esperamos por informar

      Pedro Gago,

      1. Boa tarde,

        É possível levar cão? Se eventualmente não, gostaria de perceber qual a lógica dessa não permissão, numa altura em que há tantas famílias que passam férias com os seus caninos e tal é limitar a liberdade de escolha. Ponham regras para os donos dos cães, não faz sentido limitarem os próprios cães.

  1. boa tarde, em tempo de pandemia gostaria de saber se podemos acampar ou se ha espaço para carrinhas ou caravanas ?

    obrigada

    1. Olá, esta praia fluvial é gratuita. No entanto devido à pandemia encontra-se com lotação limitada, aconselho a verificar a app infopraia antes de visitar o local.

      1. Olá Adriana, infelizmente não é possível levar animais de estimação para esta praia fluvial.

        Cumprimentos
        Praias Fluviais

  2. Bom dia,
    No dia 22 de Agosto vamos a nossa familia toda, seremos cerca de 25 pessoas.
    Preciso marcar?
    Cumprimentos,
    Vera Oliveira

    1. Olá Vera, não é necessário fazer marcação, no entanto recomendamos que cheguem cedo e confirmem a App infoPraia para saber a lotação da praia.

  3. Bom dia,
    No dia 21/08 estive na praia fluvial dos Cardigos, cheguei às 9 horas da manhã porque me tinham dito que tinha uma lotação máxima de 250 pessoas. A esta hora não tinha quase ninguém, a partir das 10 começou a encher e às 11 horas já tinha mais de 500 pessoas. Falei com o responsável da praia sobre o motivo pela qual deixavam entrar tantas pessoas e que a regra de distanciamento não estava a ser cumprida. Respondeu me que isso era da responsabilidade da guarda. Liguei para a GNR de Mação que me disse que nada podia fazer. Depois de muita argumentação da minha parte lá fizeram o favor de dizer que iriam lá mandar uma viatura. Três horas depois chegaram 2 carros com 3 agentes de autoridades muito chateados porque tinham recebido o telefonema. Começaram a olhar e disseram, hoje até nem é dos dias piores.. Foram ao bar mandaram separar as mesas e refilaram com os empregados. Quanto aos restantes utentes da praia nada fizeram. Penso que as leis não são regionais, nem locais e que as autoridades existem para as fazer cumprir e garantir a segurança das pessoas.
    Se chegam a um bar e o fecham, porque não fecharam a praia e meteram todas as pessoas fora e obrigarem a quem de direito fazer a contagem das pessoas e impor limites.

    1. Olá Maria, infelizmente com as regras sanitárias de covid por vezes torna-se complicado gerir estes espaços. No entanto existe a aplicação InfoPraias onde é possível saber a lotação e o seu estado atual das praias. Esperemos que numa próxima visita obtenha uma experiência mais relaxante.

  4. Bom dia, vi um comentário recente da sua parte na avaliação da praia fluvial de cardigos
    Sabe-me dizer se conseguimos ter rede nos telemoveis naquela zona?
    Vou passar lá um fim de semana e tenho umas reuniões super importantes para assistir na internet pelo que era super importante conseguir ter dados moveis… Em alternativa, sabe se o bar tem wifi? Obrigado

    Já agora, ainda é possivel acampar certo?

    1. Olá Pedro, existe rede na zona envolvente a praia fluvial sim. Não temos informação se existe wi-fi no bar ou não. Não é possível acampar naquela zona com tenda, e só possível a partir de 12 de Setembro pernoitar com autocaravana.

    1. Olá Adriana, o parque de campismo mais perto localiza-se na Aldeia Ruiva a 13,5km da praia fluvial de Cardigos .

        1. Olá Telma, não é permitido campismo selvagem em Portugal, não sendo a praia fluvial de Cardigos uma excepção. Essa informação a cerca de acampar com tenda ao lado da praia fluvial não está bem explicita.

  5. Boa tarde é possível pernoitar com autocaravana nesta altura uma vez que já não se aplicam as limitações do COVID? obrigado

    1. Olá Nuno, tudo indica que sim. Aconselhamos que Contacte a Câmara Municipal de Mação. Poderá faze-lo por telefone (+351 241 577 200)

  6. Venho por este solicitar informação e possibilidade de conseguir pernoitar 1 ou 2 noites no dia 14 e 15 do corrente mês e ano.

  7. Boa tarde,
    sei que já não há nadador salvador nesta altura do ano mas ainda é possível frequentar a praia, certo?
    Obrigada

  8. Boa tarde, poderiam me informar se a piscina ainda se encontra em funcionamento? Visto a época balnear já ter acabado….

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *