praia fluvial de vilarinho das furnas

Praia Fluvial de Vilarinho das Furnas

A construção da barragem de Vilarinho das Furnas em 1971 originou a submersão da aldeia comunitária ali existente por parte das águas do Rio Homem. Tornando-se hoje em dia numa albufeira onde as pessoas aproveitam para se refrescarem nos dias quentes de verão. A albufeira da barragem de Vilarinho das Furnas situa-se na freguesia do Campo do Gêres, concelho de Terras de Bouro. É como um refúgio isolado entre a Serra Amarela e a Serra do Gêres e alberga a Praia Fluvial de Vilarinho das Furnas.

praia fluvial de vilarinho das furnas

Antigamente as casas ali existentes situavam-se na base da montanha protegidas pela Serra Amarela. Na margem direita do Rio Homem e na margem esquerda do mesmo existiam pequenos espaços. Esses espaços eram destinados à pastagem do gado, pertencendo ainda à Serra do Gêres. Antes da convergência do Ribeiro das Furnas com o Rio Homem era visível a formação de poços fundos e transparentes.  Nesses locais existiam furnas no granito com grandes fendas. Ocorreu a separação de pedaços de blocos onde o vale era mais largo.

praia fluvial de vilarinho das furnas

Os antigos habitantes da aldeia juntamente com os seus descendentes evitaram que as memórias daquela aldeia se afogassem juntamente com a mesma. Deram voz à Associação “A Furna” fundada em 1985 com o objectivo de a recordar.

Pode percorrer o caminho até lá de carro ou simplesmente fazendo uma caminhada (aproximadamente 2 quilómetros para cada lado). Depara-se com uma pequena queda de água que flui para a albufeira perto de uma ponte e mais à frente encontra um parque de merendas junto ao local.

praia fluvial de vilarinho das furnas

Na época de seca do Verão ou no período de limpeza da barragem, o nível das águas desce. É possível visualizar as ruínas das casas, muros e até mesmo caminhos que ali existiam antigamente. A beleza do local misturada com um sentimento de tristeza permite que dê asas à imaginação. Visualize na sua cabeça como seria o quotidiano de todas as pessoas que ali viviam e o ambiente da aldeia antes de serem ruínas camufladas por um rio.

praia fluvial de vilarinho das furnas

Para assegurar o património cultural da comunidade da aldeia submersa a Câmara Municipal de Terras de Bouro construíu o Museu Etnográfico de Vilarinho das Furnas em 1981.

Como Chegar à Praia Fluvial de Vilarinho das Furnas

Coordenadas GPS: 41°45’51.5″N 8°12’39.3″W

Onde ficar



Booking.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *