Para aqueles que procuram um recanto tranquilo no interior de Portugal, a Praia Fluvial do Malhadal é uma boa opção. Rodeada por uma abundante vegetação, está inserida numa represa de grandes dimensões, com cerca de 1,5 quilómetros. Esta corrente de água constante durante todo o verão, proporcionada pela Ribeira da Isna, é excelente para passear de gaivota ou fazer canoagem observando melhor os relevos acidentados à sua volta, assim como a natureza envolvente.
Facilitando o acesso de uma margem da ribeira a outra, foi construída uma ponte flutuante. Durante o verão são muitos os que utilizam uma pequena estrutura de cimento, perto da ponte flutuante, como prancha de mergulho. Para que todos possam usufruir destas águas limpas existe também uma piscina flutuante com um espaço para crianças. Bem perto desta zona, próximo do açude, pode encontrar uma ponte filipina bem conservada rodeada de azenhas.
Não podiam faltar as infraestruturas de apoio e a segurança de todos com a vigilância de nadador salvador. Possui um bar com esplanada mesmo bem perto da piscina flutuante, parque de merendas com grelhadores, instalações sanitárias com balneários e chapéus de sol. Pode encontrar também uma pequena fonte para matar aquela sede após uma caminhada.
Foi instalado nesta zona a Concessão de Pesca Desportiva do Malhadal. Conta com 3,7 hectares e diversas espécies de peixes como, bogas, percas, barbos e abletes. Existem condições para organização de atividades de grupo. O trilho ao longo da extensão da ribeira leva-nos até aos moinhos e ao açude da aldeia da Cabrieira, que faz parte da rota das Aldeias do Xisto. Não perca e percorra os vários percursos pedestres da zona.
Ao longo da época balnear existe um autocarro gratuito até à praia e tem ponto de partida no Posto de Turismo.
Como Chegar à Praia Fluvial do Malhadal
Coordenadas GPS: 39°47’48.5″N 7°57’09.9″W